Espelho Cultural

    Tudo aquilo produzido de forma espontânea pelo homem traz consigo seus traços mais íntimos. Em função disso, ciente da condição humana de ser sociável e incapaz de viver isolado, seus traços se tornam tão íntimos que se mostram ocultos aos olhos que se ateiam somente ao julgo superficial. Todavia, os traços são ressaltados das mais diversas formas pela expressão humana.
    Sobretudo, é possível identificar o conjunto de crenças, costumes, hábitos e comportamentos, ou seja, sua cultura, refletidos na produção de uma sociedade. Devido a isso, o potencial de estudo das infinitas formas de se expressar humana, como a dança, a luta, a literatura, o cinema, mostram-se ferramentas primordiais no desenvolvimento da condição humana.
    A priori, evidenciam-se em algumas nações o uso deste artifício como instrumento para a disseminação de valores e motivações aos pequenos.Tais quais, animes, no Japão, que em sua maioria transcendem temas como conflito entre bem e mal, a dicotomia entre o talento e o esforço, a hiper valorização do trabalho em equipe e do dedicar-se. Além da discussão de pautas de caráter social, como a inclusão de deficientes, homossexuais, negros, mulheres e entre outros, tendo como maior ícone os quadrinhos dos X-mens, famosa obra norte-americana.
    O uso dessas ferramentas como um potencializador da psique humana, portanto, resultará na elevação da condição humana de ser alheio a desejos e influências externas. No entanto, tal desenvolvimento se dá por meio de moldes positivistas, como um paliativo. Logo, para que tal mecanismo se situe de forma central, medidas de contenção são necessárias, como um legislativo independente, um judiciário quase que altruísta e um executivo forte e sob efeitos do imperativo categórico kantiano. Para só então, desprender-se da sociedade líquida do sociólogo Zygmunt Bauman e construir uma sociedade mais justa e responsável.
   
   
           

Comentários